Programmes

Programmes developed by CSS as a whole.

The mine contaminates (“A mina contamina”) programme

A mina contamina is a social sensitization initiative tackling the environmental and socio-economic impacts of mining extractivism. The need for sensitization and knowledge dissemination regarding ming from alternative points of view that are based on historical and scientific evidence has become crucial considering the intense activity of the mining lobby to create “a favourable state of opinion” that suppresses all the negative impacts caused by extractivism. This programme is the result of the active engagement of environmental educators, primary, secondary and university teachers, environmental activists and historians. By applying the views of education for sustainability (ESD), the programme’s goal is to generate a critical and reactive attitude towards the vision of mining that both the mining lobby and the administration seek to generalize (“Galicia is a mine”). This attitude is to empower society in the defence of its land, health and future.

A mina contamina freely makes available the following educational materials:

A mina contamina Children’s book

Sinopsis: A mina contamina é uma história na que apenas as duas protagonistas são fruto da imaginação. Pinga e Lavandeira desvendam as consequências da minaria contaminante e encorajam as crianças e as adultas a se tornarem parte ativa da solução aos problemas causados polo extrativismo.

A mina contamina é um livro infantil ilustrado com desenhos a toda cor e pensado para um público dentre 6 e 12 anos. Inclui um bloco de 10 atividades pensadas para trabalhar individualmente, em família ou em grupos assim como a peça de teatro A mina contamina ou o que não vos querem contar, adaptação da própria história do livro ilustrado. O livro, mesmo sendo autónomo, oferece-se junto com uma Unidade Didática específica que pode ser descarregada de graça. O livro foi criado polo Centro de Saberes para a Sustentabilidade e Montescola com o apoio da Guerrilla Foundation.

Nesta página indicaremos em quais bibliotecas e livrarias estarão disponíveis para empréstimo ou compra as versões impressas (disponibilizadas em Acordo Ortográfico e norma ILG-RAG).

Arquivos associados:

 

Documentário San Finx 1960


Sinopse: Lousame, 1960. Uma represa de decantação de rejeitos das minas de San Finx rebenta, arrastando rio abaixo lodos e entulhos. Deste evento, batizado como a “catástrofe de 1960”, apenas existem registros escritos. Hoje, as represas estão abandonadas, em risco de uma nova ruptura. A responsabilidade evaporou-se. Mas o relato do acontecido sobrevive na frágil memória da vizinhança, ao tempo que uma nova concessionária e a administração se empenham em rescrever a história.

San Finx 1960 é um documentário produzido polo Centro de Saberes para a Sustentabilidade e dirigido por Irene Pin. Foram co-produtores associados Montescola, a Sociedade Histórica Cultural Coluna Sanfins e a Plataforma en Defensa do Mar de Muros-Noia com o apoio da Guerrilla Foundation. O documentário é apto para o público geral, e foi concebido para ser trabalhado com grupos de pessoas a partir de 12 anos através de uma Unidade Didática específica que pode ser descarregada de graça.

Arquivos associados: