Programas realizados polo CSS no seu conjunto.
Programa A mina contamina
A mina contamina é uma iniciativa de sensibilização social sobre os conflitos e impactos ambientais e socioeconómicos associados ao extrativismo mineiro. A necessidade de sensibilização e divulgação sobre a minaria desde pontos de vista alternativos e assentes nas evidências históricas e científicas torna-se necessária no momento atual ante a intensa atividade do lobby mineiro orientada a criar um “estado de opinião favorável” apagando toda negatividade associada ao extrativismo. O trabalho é fruto da colaboração desinteressada de educadoras ambientais, docentes de ensino primário, secundário e universitário, ativistas ambientais e historiadoras. Partindo desde a ótica da educação para a sustentabilidade, o seu objectivo é fomentar uma atitude crítica e reactiva em relação à visão da minaria projectada na Galiza polo lobby mineiro e a própria administração (“Galiza é uma mina”) no intuito de empoderar a sociedade para a defesa da sua terra, saúde e futuro.
O programa A mina contamina disponibiliza gratuitamente os seguintes materiais educativos:
Livro infantil e espetáculo de monicrques A mina contamina
Sinopse: A mina contamina é uma história na que apenas as duas protagonistas são fruto da imaginação. Pinga e Lavandeira desvendam as consequências da minaria contaminante e encorajam as crianças e as adultas a se tornarem parte ativa da solução aos problemas causados polo extrativismo.
A mina contamina é um livro infantil ilustrado com desenhos a toda cor e pensado para um público dentre 6 e 12 anos. Inclui um bloco de 10 atividades pensadas para trabalhar individualmente, em família ou em grupos assim como a peça de teatro A mina contamina ou o que não vos querem contar, adaptação da própria história do livro ilustrado. O livro, mesmo sendo autónomo, oferece-se junto com uma Unidade Didática específica que pode ser descarregada de graça. O livro foi criado polo Centro de Saberes para a Sustentabilidade e Montescola com o apoio da Guerrilla Foundation. O livro inspirou também um espetáculo de monicreques com o mesmo título:
Nesta página indicaremos em quais bibliotecas e livrarias estarão disponíveis para empréstimo ou compra as versões impressas (disponibilizadas em Acordo Ortográfico e norma ILG-RAG).
Arquivos associados:
- Livro infantil A mina contamina (AO), versão em Acordo Ortográfico.
- Livro infantil A mina contamina (ILG), versão em norma ILG-RAG.
- Livro infantil A Tailings Tale, tradução para o inglês.
- Unidade Didáctica A Mina Contamina – 6 a 12 anos (AO), versão em Acordo Ortográfico.
- Unidade Didáctica A Mina Contamina – 6 a 12 anos (ILG), versão em norma ILG-RAG.
- Apresentação de diapositivos para representação teatral: Diapositivos – teatro A mina contamina
- Músicas sugeridas para acompanhar a peça teatral: Música 1 – teatro A mina contamina, Música 2 – teatro A mina contamina, Música 3 – teatro A mina contamina. Créditos: 1. Canto das minas de Frojám. Recolhido na aldeia de Frojám, Lousame. Arranjo: J.L. do Pico Orjais. Voz: Helena de Afonso. Piano: Orjais. Técnico de som: Jose Lara Gruñeiro; 2. Sinos para un poeta defunto. Variações de Aida Saco sobre uma melodia de J. L. do Pico Orjais. Intérprete: Aida Saco. Técnico de som: Jose Lara Gruñeiro; 3. Canto das minas de Frojám. Recolhido na aldeia de Frojám, Lousame. Arranjo: J. L. do Pico Orjais. Voz e adufe: Orjais. Técnico de som: Jose Lara Gruñeiro. As respectivas autoras e intérpretes autorizam o seu uso para as representações desta obra, públicas ou privadas.
Documentário San Finx 1960
Sinopse: Lousame, 1960. Uma represa de decantação de rejeitos das minas de San Finx rebenta, arrastando rio abaixo lodos e entulhos. Deste evento, batizado como a “catástrofe de 1960”, apenas existem registros escritos. Hoje, as represas estão abandonadas, em risco de uma nova ruptura. A responsabilidade evaporou-se. Mas o relato do acontecido sobrevive na frágil memória da vizinhança, ao tempo que uma nova concessionária e a administração se empenham em rescrever a história.
San Finx 1960 é um documentário produzido polo Centro de Saberes para a Sustentabilidade e dirigido por Irene Pin. Foram co-produtores associados Montescola, a Sociedade Histórica Cultural Coluna Sanfins e a Plataforma en Defensa do Mar de Muros-Noia com o apoio da Guerrilla Foundation. O documentário é apto para o público geral, e foi concebido para ser trabalhado com grupos de pessoas a partir de 12 anos através de uma Unidade Didática específica que pode ser descarregada de graça.
Arquivos associados:
- Unidade Didática A Mina Contamina – a partir de 12 anos (AO), versão em Acordo Ortográfico.
- Unidade Didáctica A Mina Contamina – a partir de 12 anos (ILG), versão em norma ILG-RAG.