reconhecido oficialmente pela Universidade das Nações Unidas

O que é o CSS?

O Centro de Saberes para a Sustentabilidade (CSS) é um Centro de Especialização em Educação para o Desenvolvimento Sustentável de âmbito galego (RCE nas suas siglas em inglês, Regional Centre of Expertise on Education for Sustainable Development) reconhecido oficialmente pola Universidade das Nações Unidas na sequência da 12ª Reunião do Ubuntu Committee of Peers for the RCEs celebrada em Okayama, Japão, em 4 de dezembro de 2017.

O CSS nasce com a missão fundacional de “informar, sensibilizar e implicar a comunidade educativa e a sociedade no seu conjunto na promoção da transformação social necessária para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável através de experiências com os pés na terra que fomentem a conservação, a sustentabilidade, a proteção ambiental e a resiliência“. Com esse intuito aglutina e estabelece mecanismos de colaboração e diálogo entre os agentes sociais implicados para o desenvolvemento de ações educativas, formativas, sensibilizadoras, experimentais e de investigação orientadas para um futuro sustentável e resiliente.

Enquadrando-se no programa de RCEs do Instituto para o Estudo Avançado da Sustentabilidade da Universidade das Nações Unidas, lançado em 2003 em resposta à  Resolução das Nações Unidas n.º 57/254 que instituiu 2005-2014 como a Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, o CSS aspira a trazer e traduzir objetivos globais ao contexto das comunidades locais nas que opera. Para isso, conta com a participação de centros educativos, coletivos ecologistas, associações culturais e sociais, comunidades de montes vizinhais, organizações agrárias, grupos de investigação universitários e outros agentes sociais preocupados pola sustentabilidade.

O governo e gestão do CSS é realizada de jeito horizontal e democrático através de um Conselho Reitor formado por representantes de todos os agentes participantes e que, por sua vez, designa os cargos de Coordenadora, Secretariado e Responsável de Juventude, assim como o Conselho Científico.

Coordenador

Xoán R. Doldán é doutor em Ciências Económicas pola Universidade de Santiago de Compostela com pós-graduação em Economia dos Recursos Naturais e do Ambiente pola Universidade de Alcalá de Henares. Atualmente é professor titular de Economia aplicada na Universidade de Santiago de Compostela, onde leciona as cadeiras de Desenvolvimento Sustentável e Recursos Naturais e Sustentabilidade enquanto faz parte do grupo de investigação Bioeconomía: Economía Ecolóxica e Recursos Naturais. A sua pesquisa centra-se no campo da economia ecológica e dos recursos naturais na Galiza, no âmbito do metabolismo industrial, dos sistemas energéticos e na contabilização do património natural.

Contatar com o Coordenador.

Secretariado

Iolanda Mato Creo é Presidenta da Sociedade Histórica e Cultural Coluna Sanfins e vizinha da Área Conservada pola Comunidade Vizinhal de Frojám, em Lousame, incluída no Registro de Áreas Conservadas por Povos Indígenas e Comunidades Locais (ICCA) das Nações Unidas. É Licenciada em Tradução e Interpretação pola Universidade de Vigo, tendo colaborado como tradutora nas comunicações apresentadas por coletivos ecologistas galegos ante o Comité de Avaliação do Cumprimento da Convenção de Aarhus nas Nações Unidas. Conta com um Mestrado em Edição, além do Certificado de Aptidão Pedagógica e formação específica como Educadora e Intérprete Ambiental.

Contatar com o secretariado.

Responsável de Juventude

(Pendente de publicar.)

Contatar com a responsável de juventude.

Conselho Reitor

  • Roberto Abuín, Asociación Axóuxere Editora.
  • Manuel Amigo, Asociación Costavales.
  • Begoña de Bernardo Miño, Asociación Véspera de Nada.
  • Manuel Casal Lodeiro, Asociación Touda.
  • Marcos Celeiro, Comunidade Vizinhal de Vilar.
  • Sandra Celeiro, Associação Sócio-cultural O Iríbio.
  • Ângelo Cristóvão, Fundação Academia Galega da Língua Portuguesa.
  • Xoán Doldán García, Grupo de Investigación de Economía ecolóxica e dos recursos naturais (USC).
  • Ismael Antonio López Pérez, Asociación Autonómica e Ambiental Petón do Lobo.
  • Iolanda Mato Creo, Sociedade Histórica e Cultural Coluna Sanfins.
  • Conchi Mogo Alonso, Sindicato Labrego Galego.
  • José Rodríguez Cao, Comunidade do Monte Vizinhal em Mão Comum de Frojám.
  • Paulo Vaamonde Espasandín, Asociación Veciñal de Lentille.
  • Ana Varela Velo, Asociación de Amigos e Amigas dos Bosques O Ouriol de Anllóns.
  • Carmen Velo Calvo, Asociación Cova Crea.
  • Víctor Lorenzo, Sociedade Cultural e Recreativa Bergantiños.

Conselho Científico

(Em processo de designação.)