recoñecido oficialmente pola Universidade das Nacións Unidas

Curso-roteiro Plantas silvestres comestíveis, com César Lema

Curso-roteiro Plantas silvestres comestíveis, com César Lema

O próximo 15 de julho celebrará-se em Frojám, Lousame, o Curso-roteiro “Plantas silvestres comestíveis“, lecionado por César Lema, doutor em Biologia e autor de Bienaventurada la “maleza” porque ella te salvará la cabeza. Usos de 113 plantas de los campos norteños. O curso, gratuito, enquadra-se nas atividades do Centro de Saberes para a Sustentabilidade, reconhecido oficialmente pola Universidade das Nações Unidas, na Área Conservada por Povos Indígenas e Comunidades Locais (ICCA) de Frojám, e está co-organizado pola Sociedade Histórica e Cultural Coluna Sanfins e a Asociación Ecoloxista Verdegaia.

Curso-roteiro Plantas silvestres comestíveis

O curso e roteiro decorrerão na Aula de Natureza de Frojám (como chegar?) e na própria ICCA entre as 16:30 e as 20:00, não sendo necesária inscrição prévia. Na Aula da Natureza será apresentado o livro e guia de campo com fichas de plantas que será utilizado como referência, disponibilizando exemplares para a sua venda. A continuação realizará-se um roteiro no que serão identificadas de jeito práctico as plantas observadas e os seus usos. As observações serão fotografadas e inventariadas como parte do inventário participativo da Biodiversidade do Monte Vizinhal de Frojám.

Para aquelas pessoas que tenham interesse em obter um diploma de aproveitamento do curso (opcional), podem solicitar a sua expedição prévio pagamento de uma taxa de 5 euros. A obtenção do diploma está condicionada à criação no portal Biodiversidade Ameaçada de um mínimo de três observações das plantas estudadas (no prazo de uma semana). O diploma será enviado polo Secretariado do CSS após a acreditação desta exigência.

César Lema Costas é Doutor en Biologia pola Universidade de Vigo e Máster em Agricultura Biológica.É investigador e divulgador sobre o aproveitamento dos recursos silvestres, tendo publicado livros como Bienaventurada la maleza porque ella te salvará la cabeza, Usos de 113 plantas silvestres de los campos norteños (2016), Manual de cocina bellotera para la era postpetrolera (2013) ou Rodar con aceite vexetal (2009). Participou no projecto de investigação”Ecological Effects of Land Uses Changes on European Terrestrial Mountain Ecosystems” do Instituto Pirenaico de Ecología (CSIC), tendo co-dirigido diversos projectos fim de carreira na Faculdade de Biologia da Universidade de Vigo.



Deixa unha resposta

O teu enderezo electrónico non se publicará Os campos obrigatorios están marcados con *

Este sitio emprega Akismet para reducir o spam. Aprende como se procesan os datos dos teus comentarios.